Para alcançar bons resultados saber o que comer depois da natação é fundamental, visto que essa atividade causa o aumento do apetite do indivíduo em uma intensidade maior do que em comparação a outras atividades físicas. Por esse motivo é importante saber qual tipo de alimento consumir para que a dieta não fique desequilibrada e para que os resultados da natação não diminuam.
Pensando nisso a equipe do blog da Master Sports preparou um conteúdo exclusivo e cheio de informações sobre o que comer antes e depois da natação e como se preparar para competições, a fim de não ter seu desempenho prejudicado por mau planejamento.
Existem algumas diferenças sobre o que consumir se você é um atleta que treina competitivamente ou se pratica o esporte apenas por lazer. A natação promove uma grande perda calórica e por esse motivo, o praticante deve consumir alimentos ricos em carboidrato para repor essas calorias que serão perdidas durante a atividade.
A natação é um esporte cujo gasto de energia costuma ser muito maior do que em outras atividades, entre os especialistas ainda não há um consenso sobre os motivos para tal, contudo alguns acreditam que esse efeito é devido à termorregulação, em outras palavras, o corpo necessita manter sua temperatura por causa do efeito de resfriamento causado pela água, o que aumenta o apetite.
A diferença entre atletas competitivos e aqueles que praticam por lazer está nesse tipo de alimento calórico, para o primeiro grupo é necessário consumir alimentos com carboidratos de baixo índice glicêmico, enquanto para os demais o melhor é optar por alimentos de fácil digestão, preferencialmente carboidratos simples com baixo teor de gordura.
Outros cuidados antes do treino incluem evitar o consumo de comidas gordurosas, proteicas e ricas em fibra. A seguir veremos o que comer depois da natação.
Saber o que comer depois da natação é tão importante quanto o que vem antes, visto que o nado é uma atividade que trabalha todos os músculos, consumir algo ao menos 30 minutos após a prática é fundamental tanto para repor energias como para ajudar no desenvolvimento do corpo, caso a natação seja uma opção fitness para você.
Os alimentos devem ser ricos em carboidratos e proteínas, além de uma fonte de fluídos, alguns exemplos são:
No entanto, vale salientar que uma refeição completa e balanceada deve ser consumida em um intervalo de 2 a 4 horas, como um mingau de aveia com passas e maçã ralada, por exemplo.
Lembre-se de nunca praticar natação de estômago vazio e sem energias, sempre coma algo, de preferência leve.
Além disso, os riscos de desidratação durante atividade aquática também existe, logo, lembre-se se reidratar. Deixar uma garrafa com água à beira da piscina é uma boa dica.
Para saber mais dicas de treino e de alimentação continue acompanhando o blog da Master Sports e para sanar maiores dúvidas basta entrar em contato conosco.
A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…
Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…
Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…
A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…
Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…
Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…