Categorias: Dicas

Conheça a História da Natação

A história da natação possui milhares de anos e remete desde o simples ato de nadar por sobrevivência, como aconteceu com os primeiros homens e que esteve presente em diversas civilizações, até se tornar uma atividade realizada da maneira que vemos hoje, por prazer, competitivamente ou apenas para manter o corpo em forma e saudável. 

Neste artigo, nós da Master Sports vamos mostrar como esse esporte surgiu e qual foi o caminho trilhado ao longo dos séculos para se moldar da maneira que conhecemos hoje. Acompanhe a leitura até o final e aproveite. 

Os Primeiros Passos da História da Natação

A natação não é um exercício natural para o corpo humano como andar ou correr, por esse motivo, acredita-se que essa habilidade tenha sido adquirida devido a necessidade de sobrevivência de alguns povos que viviam próximos a rios, lagos e mares. 

Não há um consenso sobre a data exata da criação da natação, no entanto, registros antigos em pinturas rupestres remontam mais de 7000 anos atrás. Sabe-se ainda que povos antigos como os egípcios eram grandes nadadores, sendo que a mais de 3000 a.C., os filhos dos nobres aprendiam a nadar ainda pequenos.

Na Grécia antiga a natação era uma atividade praticada por toda a sociedade, pois já se conhecia alguns dos benefícios que ela trazia para o corpo, sendo que foram os gregos a criarem as primeiras disputas de natação, os jogos Ístmicos, disputados para homenagear o deus dos mares, Poseidon. 

Mas apenas no séc XIX é que as primeiras regras foram criadas pelos britânicos, levando posteriormente a criação das primeiras competições modernas, no mesmo século. 

O Início da Natação Moderna

Antes da natação ganhar a forma que conhecemos hoje, com quatro estilos bem definidos, assim como as regras de competição, no século XVII, já se desenhava uma disciplina similar a atual, o que acabou culminando no tratado do francês Thevenot em 1960 que descreveu um estilo de nado muito parecido com o nado peito.  

Posteriormente, os ingleses trabalharam em movimentos que vieram a originalizar o nado borboleta e no final do século XVIII um italiano mostrou a primeira forma do nado de costas, com movimentos muito semelhantes aos de hoje. Já o nado crawl, mais popular dos estilos, deu seus primeiros passos com um australiano chamado Richard Cavill, inspirado no nado dos aborígenes. 

Contudo, a história da natação como esporte competitivo teve início no século XIX e em 1837 os ingleses realizaram a primeira disputa esportiva da categoria na cidade de Londres, ganhando grande importância, prova disso é o fato do esporte estar presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos em 1894, com três provas sendo disputadas: 100 metros livres, 500 metros livres e 1200 metros livres disputados no mar, mesmo havendo 6 piscinas em Londres na época. 

Em 1912 nos jogos de Estocolmo, na Suécia foi a primeira vez que as mulheres participavam da competição, que aconteceu em piscinas e já possuía regras bem diferentes dos primeiros jogos e a primeira campeã foi a australiana Sarah “Funny” Durack. 

Durante os anos entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial a natação conheceu vários nomes, como o popular havaiano Duke, astro dos jogos de 1920.

As Olimpíadas entraram em um hiato de 12 anos havendo bastante variação de hegemonias, até que em 1968, nos jogos de Munique, Mark Spitz quebra o recorde Olímpico que só viria a ser superado por Michael Phelps em 2008, de 7 medalhas de ouro em uma única edição. Phelps conquistou 8 medalhas douradas nas Olimpíadas de Pequim, na China. 

Breve História da Natação no Brasil

No Brasil, história da natação teve início como esporte em 1898, quando o Clube de Natação do Rio de Janeiro realizou o primeiro campeonato nacional da modalidade, com uma prova de 1500 metros livres. A competição durou até 1912.

Depois de 1912 a federação carioca criou outras provas abertas ao público na enseada do bairro de Botafogo, também no Rio de 1500 metros livres, 100 metros livres para estreantes, 600 metros para seniores e 200 para juniores. 

Em 1932 o Brasil ficou em 7º lugar nos jogos Olímpicos de Los Angeles no revezamento 4 x 200 metros livres, mas esse feito ainda não se comparava ao surgimento da estrela maior da natação feminina do país, Maria Lenk, sendo a primeira mulher sul-americana a participar de uma Olimpíada, a mesma de 1932, chegando às semifinais na categoria nado peito, se tornando recordista mundial dos 400 metros. 

Nos jogos seguintes em Berlim, ela encantou o mundo com seus movimentos, mostrando o que viria a ser o nado borboleta.

Décadas à frente, o Brasil continuou a revelar ótimos nadadores, como Ricardo Prato, Gustavo Borges, Fernando Scherer, César Cielo e tantos outros. 

Para saber mais sobre a história da natação no Brasil e no mundo continue acompanhando os conteúdos do blog da Master Sports e entre em contato para mais informações. 

 

Marlon

Postagens recentes

Conheça a História da Natação no Brasil

A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…

4 anos atrás

Como Funcionam os Acessórios Para Hidroginástica

Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…

4 anos atrás

Como funciona o Tratamento de Piscina Com Ozônio

Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…

4 anos atrás

Conheça a História da Natação no Brasil

A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…

4 anos atrás

Como Funcionam os Acessórios Para Hidroginástica

Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…

4 anos atrás

Como funciona o Tratamento de Piscina Com Ozônio

Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…

4 anos atrás