Categorias: Dicas

Você Conhece Todas as Regras da Natação?

5 / 5 ( 1 vote )

 

A natação é um esporte aquático que é praticado a partir do posicionamento do tórax e do movimento de pernas e braços. Para alguns, nadar pode parecer algo simples, no entanto, existem regras que devem ser seguidas. Antes de entender quais são as regras da natação, entenda quais são os estilos de nado:

Estilos de Nado

Oficialmente, existem quatro tipos de nado que são praticados durante torneios e campeonatos destinados aos atletas do esporte. Conheça um pouco sobre cada um.

  • Crawl ou Nado Livre – É o mais simples da categoria e, por isso, é o primeiro a ser ensinado. Para executá-lo, você deve se posicionar com a parte frontal do seu corpo voltada para o fundo da piscina.
    Os braços devem estar estendidos e fazer movimentos alternados para puxar a água e proporcionar o movimento para frente. As pernas devem estar esticadas e semiflexionadas e os pés estendidos fazem manobras curtas que se parecem com chutes.
    Para respirar, você deve rotacionar a cabeça para o lado do braço que estiver puxando a água e aproveitar esse momento, retirando a cabeça da água e inspirando o ar pela boca.
  • Costas – Nesse nado, a parte posterior do corpo deve estar voltada para o fundo da piscina. Com abdômen para fora da água, o movimento deve ser feito por meio do revezamento dos braços que rotacionam na água e promovem o impulso.
    Os movimentos dos pés e pernas são semelhantes aos do nado crawl. Os braços devem passar próximo da orelha e a palma da mão deve se manter virada para fora.
  • Peito – Dentre os quatro estilos, é o mais lento. Deve ser realizado com o corpo e os braços estendidos e as palmas das mãos voltadas para fora. O rosto deve permanecer dentro da água.
    Para executá-lo traga as pernas para junto do se corpo, com os joelhos dobrados e abertos. Os braços se abrem e se recolhem à altura do peito enquanto as pernas são jogadas para traz, de forma a garantir o impulsiono do corpo.
    A inspiração do ar pela boca deve ser feita no final da puxada do braço, quando se lança a cabeça para fora da água.
  • Borboleta– É considerado o estilo com maior nível de dificuldade. Ele exige força e preparo físico adequado, além de flexibilidade e resistência. A barriga deve estar voltada para o fundo da piscina.
    As pernas movimentam-se em ondulações e devem estar juntas e alongadas. Os braços são trazidos para frente do corpo simultaneamente. A respiração pode ser feita a cada duas ou cinco braçadas.

Principais Regras de Natação

O contexto que envolve a natação significa muito mais do que movimentar-se na água a partir de braçadas aleatórias. Além de dominar os estilos mencionados, é importante que você conheça algumas regras.

  • Dimensões da Piscina – Existe um padrão de tamanho e profundidade estabelecido. A natação deve ser praticada em uma piscina denominada olímpica, que deve ter uma área de 50×25 metros e 3 metros de profundidade.
  • Espaço Ocupado– A piscina é dividida em 8 partes iguais quando a competição for na modalidade chamada natação pura. Cada competidor deve obedecer a esse limite e não ultrapassar as barreiras sinalizadas pelas raias.
  • Regras do Nado Crawl – As provas devem ser realizadas, obedecendo aos padrões de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m, 1500m ou revezamento. A prova de 800m é exclusiva para mulheres e a de 1500, para homens.
  • Regras do Nado Costas – A largada deve ser feita de dentro da água. Há provas de 100m e 200m. No movimento da virada, os competidores devem bater as duas mãos na parede.
  • Regras do Nado Borboleta – Na virada e na chegada, o toque deve ser efetuado com as duas mãos simultaneamente, acima, abaixo ou no nível da superfície da água. O nadador pode estar submerso até uma distância 15 metros após a partida e após cada virada.
  • Largada– Independente do estilo de nado, é proibido queimar largada. Isso quer dizer que o competidor deve saltar no momento do sinal para não ser desclassificado.
  • Trajes Adequados– Além de roupas próprias para a prática do esporte, os competidores devem usar óculos e touca. Esses itens fazem parte das regras de natação e são destinados a garantir a segurança do nadador.
  • Supere Seus Limites na Master Sports

    Muitos atletas de renome que conquistaram títulos importantes não começaram as aulas de natação com o objetivo de se tornarem grandes competidores. No entanto, com prática, foco e dedicação, eles criaram outro capítulo para sua história.

    A equipe da Master Sports está preparada para fazer você identificar seu potencial e garantir que cada etapa venha em forma de recordes. Se você deseja conhecer e superar seus limites, faça parte desse time! Entre em contato e tenha mais informações para cuidar de sua qualidade de vida.

Marlon

Postagens recentes

Conheça a História da Natação no Brasil

A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…

4 anos atrás

Como Funcionam os Acessórios Para Hidroginástica

Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…

4 anos atrás

Como funciona o Tratamento de Piscina Com Ozônio

Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…

4 anos atrás

Conheça a História da Natação no Brasil

A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…

4 anos atrás

Como Funcionam os Acessórios Para Hidroginástica

Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…

4 anos atrás

Como funciona o Tratamento de Piscina Com Ozônio

Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…

4 anos atrás