Categorias: Dicas

Como respirar corretamente na natação

Uma das nossas maiores dificuldades quando aprendemos a nadar diz respeito à respiração. O medo de afogamento ou engolir água acaba prejudicando esse processo que é fundamental para o bom desempenho na piscina.

 

Afinal de contas, se respirarmos de forma incorreta, nos cansaremos com mais facilidade e isso dificulta o cumprimento das metas que pretendemos atingir. Mas, não há necessidade para estresse.

 

A Master Sports separou algumas dicas importantes de como respirar corretamente na natação para te deixar mais tranquilo e fazer você perceber que não se trata de um bicho de sete cabeças.

 

Nossos profissionais são capacitados para fornecer todo o apoio de que você precisa a partir de um acompanhamento intimista que implica em promover a melhoria do seu desempenho.

 

A importância da respiração para a natação

Juntamente com os movimentos de perna e braço de cada estilo de nado, a respiração é responsável por garantir maior resistência e mobilidade na piscina. Dessa forma, a sincronia entre os movimentos e o tempo em que se expira o ar aumenta o rendimento do nadador.

 

A primeira coisa que você deve ter em mente, principalmente se estiver no início da prática do esporte, é que você precisa aprender a focar no momento exato de inspirar e respirar.

 

Princípio básico de como respirar corretamente na natação

Na natação, você pode usar tanto a boca quanto o nariz. No entanto, a técnica de inspirar pela boca e expirar pelo nariz garante melhor rendimento pelo fato de possibilitar que você consiga absorver maior quantidade de ar.

 

O ar deve ser puxado pela boca quando a mesma estiver fora da água. Expire compassadamente com o nariz dentro da água.

 

Para cada estilo, uma frequência de respiração

Existem algumas técnicas de como respirar corretamente na natação de acordo com os diferentes estilos de nado. É importante que você saiba controlar o ar, levando sempre em consideração que ele irá favorecer no processo para você atingir os recordes que estipulou para cada etapa da prática.

 

Crawl- Nesse nado, a cabeça deve girar e ficar paralela à água. Sempre eleve a cabeça para fora da água em rotação quando o braço contrário ao lado que você vai respirar estiver entrando na água.

 

Com o tempo, você notará que há bastante tempo para puxar o ar, até que o braço do lado que você está respirando entre na água. Assim que colocar a cabeça na água, inicie a expiração.

 

É importante não tentar economizar o ar acreditando que conseguirá ter melhor desempenho. O importante é saber administrar a saída do mesmo, e não bloqueá-la. Você pode respirar a cada duas, três ou mais braçadas, dependendo das suas necessidades.

 

Costas- Como o nado é realizado com a cabeça totalmente para fora da água, você pode respirar quando quiser e como quiser. No entanto, se quiser ganhar mais resistência, a dica é puxar o ar quando o braço direito estiver no ponto mais alto da braçada e soltar quando o braço esquerdo passar pelo mesmo lugar.

 

Peito- A respiração pode ser feita com maior frequência e você pode executá-la uma vez a cada braçada. Basta levantar a cabeça no início da braçada, puxe o ar até que os braços estendam-se para frente e retornem à posição dentro da água.

 

Borboleta- Nesse estilo, a técnica das braçadas é mais complicada do que a respiração. A cabeça deve sair da água no mesmo momento em que os braços estiverem na metade da tração.

 

Assim como no crawl, você notará que terá bastante tempo para inspirar até colocar a cabeça de volta para dentro da água. Para ter mais agilidade, respire uma vez a cada braçada.

 

Com essas dicas em mente, basta se juntar ao time da Master Sports e estabelecer metas e objetivos que farão com que você fique cada vez mais especialista e consciente de que pode superar seus limites. Entre em contato, conheça nossas aulas e pratique natação para cuidar da sua saúde.

Marlon

Postagens recentes

Conheça a História da Natação no Brasil

A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…

4 anos atrás

Como Funcionam os Acessórios Para Hidroginástica

Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…

4 anos atrás

Como funciona o Tratamento de Piscina Com Ozônio

Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…

4 anos atrás

Conheça a História da Natação no Brasil

A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…

4 anos atrás

Como Funcionam os Acessórios Para Hidroginástica

Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…

4 anos atrás

Como funciona o Tratamento de Piscina Com Ozônio

Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…

4 anos atrás