Categorias: Dicas

Descubra os Benefícios da Hidroginástica para idosos

Não é todo mundo que gosta de frequentar uma academia ou tem disciplina para fazer isso todos os dias. Muitas pessoas consideram os exercícios tradicionais tediosos ou excessivamente cansativos. Quando se trata de idosos então, essa realidade aflora. A maioria não se sente atraída pelos métodos tradicionais de ginástica ou musculação. O que muita gente não sabe é que existe outra modalidade de exercícios altamente benéfica para a saúde, que cansa menos e ainda é muito divertida. Estamos falando da hidroginástica. Mas você sabe o que é essa prática e quais são os benefícios da hidroginástica para idosos?

Hidroginástica, como o nome sugere, é a prática de exercícios aeróbicos dentro da água, ou na maior parte dos casos, da piscina. Os exercícios são desenvolvidos e acompanhados por um profissional de educação física, muitas vezes usando como auxílio determinados objetos para a realização dos exercícios na água. A hidroginástica pode ser praticada por pessoas de todas as idades, mas os idosos são uma parcela considerável do público das aulas. Por que eles gostam tanto? A explicação é que, além de divertida, a hidroginástica causa menos cansaço ao corpo, já que a água absorve boa parte do impacto empregado nos exercícios. Mas além disso, existem diversos outros benefícios da hidroginástica para idosos que impactam diretamente em sua saúde.

Benefícios da Hidroginástica Para Idosos

Natação, assim como a hidroginástica, são considerados ‘exercícios completos’. Isso porque eles tendem a trabalhar e fortalecer todas as partes do corpo, proporcionando resultados num tempo consideravelmente mais rápido do que através de exercícios de academia. Alguns benefícios da hidroginástica para idosos são:

  • Alívio de doenças crônicas: Idosos costumam sofrer bastante com artrite (inflamação nas articulações) e outras doenças reumáticas. Sabemos que essas doenças ainda não têm cura, mas é comprovado que exercícios de hidroginástica e hidroterapia trabalham as articulações com a suavidade que o ambiente aquático proporciona, oferecendo alívio às dores crônicas.
  • Resistência muscular: A água absorve até 80% do peso do corpo, permitindo que exercícios realizados dentro d’água causem menos danos ao corpo (muitas vezes frágil) dos idosos. Os exercícios de hidroginástica ajudam a fortalecer a musculatura, oferecendo mais resistência ao corpo.
  • Cuidados com o coração e melhora da qualidade de vida: Os exercícios de hidroginástica ajudam a trabalhar e fortalecer a musculatura do coração, deixando o órgão mais forte e resistente. Isso auxilia na diminuição da incidência de doenças cardiovasculares nos idosos e proporciona uma melhor qualidade de vida.
  • Melhora de doenças respiratórias: Exercícios na água são muito indicados para quem sofre de doenças respiratórias. Durante a prática da hidroginástica, o aluno precisará aprender a respirar corretamente. Além disso, a pressão da água no diafragma faz com que o idoso force mais o ato de respirar, o que melhora a frequência respiratória. Por fim, a umidade da piscina também ajuda quem sofre de problemas respiratórios como a asma, por exemplo, reduzindo as crises e proporcionando vários benefícios da hidroginástica para idosos que sofrem desses problemas.
  • Melhora da postura e da coordenação: A prática da hidroginástica proporciona ao idoso um melhor conhecimento da capacidade do próprio corpo. Para realizar os exercícios, a pessoa precisará se atentar à postura e aos aos movimentos corretos, o que impactará em sua vida fora da piscina, melhorando sua coordenação motora e sua postura. Isso pode trazer benefícios como a prevenção ou até a melhora de dores de coluna causadas por má-postura, por exemplo.
  • Socialização: muitos idosos se sentem sozinhos, querendo ocupar o dia. O ato de se exercitar em grupo, sair de casa, fazer amizades, pode ser um atrativo a mais para que os idosos se animem a fazer hidroginástica. Além disso, o corpo libera substâncias que proporcionam bem-estar durante a realização de exercícios, o que ajuda a combater estresse, ansiedade e ainda auxilia na promoção de um sono melhor.

Hidroginástica para Idosos na Master Sports Guarulhos

Realizar aulas de hidroginástica é, acima de tudo, um momento de diversão e socialização. Fazer as aulas num ambiente agradável, com profissionais atenciosos e capacitados faz toda a diferença. Nesse sentido, a Master Sports se destaca dos demais escolas de natação. Com mais de 20 anos de tradição, a Master se tornou uma das mais renomadas escolas de natação e hidroginástica de Guarulhos e região.

A preocupação da Master Sports com seus alunos se reflete até nos pequenos detalhes: a escola limpa suas piscinas com um método à base de ozônio, o que garante limpeza total sem o cheiro e os malefícios do cloro.

Além da hidroginástica para idosos, a Master Sports oferece aulas de natação para toda a família e conta com infraestrutura completa, piscinas aquecidas e profissionais qualificados. Faça uma visita, converse com um professor da Master Sports e se sinta ainda mais motivado a mudar de vida através de exercícios de hidroginástica e natação. Entre em contato para mais informações.

Marlon

Postagens recentes

Conheça a História da Natação no Brasil

A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…

4 anos atrás

Como Funcionam os Acessórios Para Hidroginástica

Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…

4 anos atrás

Como funciona o Tratamento de Piscina Com Ozônio

Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…

4 anos atrás

Conheça a História da Natação no Brasil

A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…

4 anos atrás

Como Funcionam os Acessórios Para Hidroginástica

Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…

4 anos atrás

Como funciona o Tratamento de Piscina Com Ozônio

Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…

4 anos atrás