Categorias: Dicas

Benefícios da Natação no Inverno

Quando falamos em aulas de natação, logo vem à mente piscina, calor e água fria. Tanto é que nos meses mais quentes as escolas de natação e academias lotam, tendendo a esvaziar quando o friozinho chega. Além do medo de água fria, muitos pais ficam preocupados que seus filhos adoeçam se praticarem esse tipo de exercício em dias mais amenos. Mas você sabia que existem diversos benefícios da natação no inverno?

Antes de mais nada é preciso esclarecer que natação no inverno não faz mal à saúde e nem aumenta o risco de doenças como gripes e resfriados. Basta que os alunos tomem algumas medidas rotineiras de prevenção, como evitar o choque térmico, por exemplo, principalmente em bebês, crianças, e idosos. Por isso, procure escolas com piscinas cobertas, tomando cuidado de se secar bem e se agasalhar ao sair da piscina. Outras dicas incluem tirar toda a roupa molhada e colocar roupa seca e aquecida antes de voltar para casa. Fazendo isso você não terá problemas com a prática da natação em dias mais frios.

Nadar no Inverno Faz Bem

Natação é um dos esportes mais completos que existem. Mas, assim como qualquer outra prática esportiva, se você para por um determinado período, acaba perdendo boa parte do que conquistou em termos de condicionamento físico. Por isso interromper as aulas de natação porque o inverno chegou é uma atitude prejudicial.
Mas além do condicionamento físico, alguns outros benefícios da natação no inverno precisam ser mencionados:

  • Melhora de doenças respiratórias: A natação é o esporte mais indicado para quem sofre de doenças respiratórias e é no inverno que elas mais aparecem. O que faz desse esporte tão benéfico é que durante a prática, o aluno precisará aprender a respirar corretamente. Além disso, a pressão da água no diafragma faz a pessoa forçar mais o ato de respirar, o que melhorará a frequência. Por fim, a umidade da piscina combinada ao ato de aprender a respirar corretamente são benéficos para quem sofre de problemas respiratórios como a asma, por exemplo, reduzindo as crises.
  • Peso e tônus muscular: No inverno costumamos ser mais sedentários, comer mais e abusar de alimentos gordurosos. Esses fatores combinados podem acabar fazendo com que ganhemos uns quilos a mais. Nesse sentido, um dos maiores benefícios da natação no inverno é proporcionar uma atividade de alto impacto. Uma hora de aula pode queimar entre 600 e 700 calorias, o que será muito bom para aqueles que desejam emagrecer. Já para os que desejam tonificar os músculos, os resultados também são interessantes e aparecem mais rapidamente do que através da musculação de academia. Tudo dependerá do tipo de exercício, da intensidade e da frequência semanal, tópicos que serão definidos com o auxílio do professor.
  • Melhora da postura e da coordenação: A prática da natação proporciona ao aluno um melhor conhecimento da capacidade do próprio corpo. Para realizar os exercícios, a pessoa precisará se atentar à postura e aos aos movimentos corretos, o que impactará em sua vida fora da piscina, melhorando sua coordenação motora e sua postura. Dentro da piscina, o peso na coluna é reduzido, o que proporciona um melhor trabalho da musculatura da região. Isso pode trazer benefícios como a prevenção ou até a melhora de dores de coluna causadas por má-postura, por exemplo.
  • Coração e qualidade de vida: Os exercícios realizados dentro d’água ajudam a trabalhar e fortalecer a musculatura do coração, deixando o órgão mais forte e resistente. Isso ajuda a diminuir a incidência de doenças cardiovasculares e proporcionar uma melhor qualidade de vida. Durante o ato de nadar, o corpo libera substâncias que proporcionam bem-estar, o que ajuda a combater estresse, ansiedade e ainda auxilia na promoção de um sono melhor.

Master Sports: A Melhor Escola de Natação de Guarulhos

Com mais de 20 anos de tradição, a Master Sports se tornou uma das mais renomadas escolas de natação e hidroginástica de Guarulhos e região. A preocupação da academia de natação com seus alunos se reflete até nos pequenos detalhes: a escola limpa suas piscinas com um método à base de ozônio, o que garante limpeza total sem o cheiro e os malefícios do cloro.

A Master Sports oferece aulas de natação para toda a família, desde bebês até idosos e conta com infraestrutura completa, piscina aquecida e professores altamente capacitados. Ao realizar uma visita, você pode conhecer a escola, saber qual tipo de aula oferecerá os melhores resultados para seus objetivos e escolher um horário que melhor se encaixe na sua rotina para realizar as aulas. Entre em contato para mais informações.

Marlon

Postagens recentes

Conheça a História da Natação no Brasil

A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…

4 anos atrás

Como Funcionam os Acessórios Para Hidroginástica

Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…

4 anos atrás

Como funciona o Tratamento de Piscina Com Ozônio

Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…

4 anos atrás

Conheça a História da Natação no Brasil

A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…

4 anos atrás

Como Funcionam os Acessórios Para Hidroginástica

Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…

4 anos atrás

Como funciona o Tratamento de Piscina Com Ozônio

Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…

4 anos atrás