Categorias: Dicas

Como Funcionam os Acessórios Para Natação

Seja para quem está começando ou para quem já possui experiência com esportes aquáticos, os acessórios para natação são essenciais para desenvolver suas habilidades, capazes de aumentar a capacidade física, cardiovascular e de corrigir a técnica de nado do indivíduo. 

Neste artigo do blog Master Sports falaremos dos principais equipamentos utilizados na prática da natação, desde os acessórios tradicionais para competições, como os óculos, touca e trajes, até aqueles utilizados para ajudar nos treinos diários como pranchas, nadadeiras e palmares. Acompanhe a leitura até o fim e aproveite. 

Principais acessórios para natação

Os acessórios para natação possuem uma grande importância, independente do tipo de treino  realizado ou competição. Por esse motivo citaremos os acessórios mais utilizados no dia a dia, que são comuns para a prática do esporte. 

São eles:

  • Óculos de natação – os óculos são cruciais para a prática do esporte, tendo a função primária de proteger os olhos do atleta contra o cloro da piscina ou sal do mar que irritam bastante o globo ocular, principalmente para quem usa lentes de contato. Além disso, esses acessórios são fundamentais em competições, pois ajuda o participante à no seu direcionamento dentro da piscina;
  • Touca de natação – novamente um item importante para a proteção na piscina, pois prende os cabelos evitando que eles fiquem presos no ralo, por exemplo. A touca também é fundamental para que o cabelo não fique no rosto e atrapalhe os movimentos, sem mencionar questões de higiene, o que faz seu uso obrigatório em diversos clubes; 
  • Trajes de banho – a escolha dos trajes vai de acordo com o conforto do praticante, homens normalmente escolhem entre sungas e bermudas, já as mulheres têm mais opções, como maiôs, sunquínis e macaquinhos. A escolha do traje também ajuda no desempenho dentro da água, diminuindo a resistência do corpo. 

Acessórios para treinos e práticas 

Existem muitos outros acessórios para natação e eles ajudam principalmente nos treinos e práticas diárias, servindo tanto para iniciantes quanto para nadadores mais experientes a depender do tipo de atividade praticada em academias.

A seguir listamos alguns deles:

  • Pranchas – devem ser escolhidas de acordo com a idade dos alunos, sendo muito usadas em atividades para natação infantil, pois auxiliam muito no aprendizado dos movimentos básicos e para fortalecer os membros inferiores. Outro uso para elas é como flutuadores;
  • Nadadeiras – o famoso “pé de pato” é um dos acessórios para natação mais usados e conhecidos. Ele atua aumentando a capacidade e força dos membros inferiores durante a execução do exercício, sendo muito usado em atividades de mergulho. Ele traz mais estabilidade e flexibilidade para o nadador dentro da água e são muito usados para treinos de maior dificuldade; 
  • Palmares – semelhante ao “pé de pato” os palmares têm a mesma função, contudo para os membros superiores. Contudo, esses acessórios exigem muito dos braços do nadador, por esse motivo são indicados para pessoas mais experientes, sendo indicados para trabalhar a resistência do atleta. 

Além dos acessórios para natação já citados a toalha especial para natação é essencial, pois ela tem uma capacidade super absorvente e seca extremamente rápido, o que a torna muito popular. O snorkel também é muito utilizado por pessoas que fazem mergulho, pois cria uma estabilidade na respiração e no nado, pois o atleta não precisa “virar” o corpo para respirar. 

Esses são os principais acessórios utilizados no dia a dia da natação, para conhecer mais sobre esse universo continue acompanhando as postagens da Master Sports e para maiores esclarecimentos, basta entrar em contato conosco. 

Marlon

Postagens recentes

Conheça a História da Natação no Brasil

A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…

4 anos atrás

Como Funcionam os Acessórios Para Hidroginástica

Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…

4 anos atrás

Como funciona o Tratamento de Piscina Com Ozônio

Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…

4 anos atrás

Conheça a História da Natação no Brasil

A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…

4 anos atrás

Como Funcionam os Acessórios Para Hidroginástica

Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…

4 anos atrás

Como funciona o Tratamento de Piscina Com Ozônio

Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…

4 anos atrás