A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por aqui. Competitivamente, ela tem origens europeias, porém a atividade em si foi desenvolvida e aperfeiçoada ao longo de milhares de anos, para só então se tornar o esporte que conhecemos hoje.
Neste artigo do blog da Master Sports falaremos sobre a história desse esporte que já trouxe tantas alegrias olímpicas e que além de trabalhar a disciplina do praticante, ainda é extremamente benéfico para o corpo.
Antes da história da natação no Brasil ter início, vamos voltar ainda mais no tempo e fazer um breve panorama sobre o início do esporte em si.
Por não ser um exercício natural para o corpo, como andar ou correr, a natação teve de ser desenvolvida e acredita-se que essa habilidade foi conquistada por povos que viviam em regiões costeiras a mares, rios e lagoas. Por esse motivo, é difícil precisar a data da “invenção” da natação.
Contudo, alguns registros encontrados datam de mais de 7.000 anos atrás e outros mais surgiram, com egípcios, gregos e diversos outros povos, até que a atividade passou a ter um viés mais atlético por volta do século XVII.
Os ingleses foram os primeiros a criarem competições de natação, com regras similares às atuais ainda no século XIX, quando em 1837 a primeira disputa da categoria aconteceu na cidade de Londres.
O esporte está presente desde a primeira edição das Olimpíadas modernas, em 1894, que tiveram três provas diferentes: 100, 500 e 1200 metros livres, disputados no Mar.
A história da natação no Brasil teve início como esporte, como dissemos, em 1898 e o responsável por isso foi o Clube de Natação do Rio de Janeiro que realizou o primeiro campeonato no país, com uma única prova de 1500 metros livres. A competição teve uma duração de 14 anos e sua última edição foi em 1912.
Após esse ano a federação carioca decidiu criar outros eventos, na enseada do bairro de Botafogo, só que dessa vez aberto ao público. Foi mantido a competição de 1500 metros livres e acrescentado outras 3 provas: os 100 metros livres para estreantes, 600 metros para seniores e 200 para juniores.
Avançando no tempo, no ano de 1932 o Brasil conquistou o 7º lugar nos jogos Olímpicos de Los Angeles no revezamento 4×200 metros livres, melhor colocação do país até então.
Contudo, outro evento que seria ainda mais importante estava em andamento, o surgimento da estrela maior da natação feminina do país, Maria Lenk, que foi a primeira mulher sul-americana a participar de uma Olimpíada, chegando às semifinais na categoria nado peito e ainda se tornou a recordista mundial dos 400 metros.
Nos jogos de Berlim em 1936 ela apresentou ao mundo o que viria a ser chamado de nado borboleta.
Nossa história olímpica é riquíssima, o Brasil revelou diversos talentos que conquistaram medalhas nos jogos e em competições internacionais, como:
Para saber mais sobre a história da natação no Brasil e de todos nossos medalhistas no mundo continue acompanhando os conteúdos do blog da Master Sports.