Categorias: Dicas

Para que Serve a Hidroginástica?

 

Realizar exercícios físicos regulares até que é prazeroso para algumas pessoas. Mas a verdade é que, para a maioria delas, é muito difícil manter a prática de se exercitar. Nesse sentido, a hidroginástica pode ser uma excelente opção que alia exercício de alto impacto ao ambiente divertido e descontraído de uma piscina. Mas para que serve a hidroginástica?

Antes de mais nada é importante entender do que se trata. A hidroginástica nada mais é do que a realização de exercícios físicos dentro da água conduzidos por um profissional. Esses exercícios podem ser aeróbicos ou com o auxílio de pesos. Os exercícios na água reduzem significativamente o impacto da atividade nos músculos e nas articulações.

Mas no geral, para que serve a hidroginástica e para quem ela recomendada? Uma das maiores vantagens é que a hidroginástica pode ser realizada por pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. Para crianças, pode ser uma oportunidade de desenvolver o corpo; Para adultos sedentários, uma chance divertida de se exercitar; Para os idosos, é uma ótima maneira de trabalhar a musculatura e para as gestantes, ajuda a controlar o ganho de peso e aliviar as dores típicas da gestação.

Principais Benefícios da Hidroginástica

Os benefícios da hidroginástica são muitos. Dentre eles é importante destacar oito pontos:

  • Humor: a hidroginástica melhora o humor, estimula a interação social e ajuda a controlar a ansiedade e diminuir o estresse. Após a aula, os alunos saem da piscina se sentindo leves.
  • Doenças Crônicas: quem sofre de doenças como artrite (inflamação nas articulações) pode encontrar na hidroginástica um instrumento para aliviar as dores, já que os exercícios debaixo d’água trabalham as articulações com redução do impacto.
  • Terceira Idade: idosos gostam dessa prática por ser leve e ao mesmo tempo proporcionar exercício ao corpo, ajudando nas articulações, fortalecimento da musculatura e dos ossos.
  • Impactos Reduzidos: a água reduz em até 80% o peso do corpo, o que diminui o impacto em ossos e articulações e ajuda a evitar lesões até em pessoas de corpos mais frágeis, como idosos, ou daqueles que sofrem de problemas nos ossos e articulações.
  • Fortalecimento Muscular: embora os impactos sejam reduzidos devido à água, um dos benefícios da hidroginástica é conseguir ajudar a fortalecer e tonificar a musculatura, especialmente se o exercício for combinado com objetos e pesos. Os resultados de exercícios realizados na água geralmente são mais rápidos do que os realizados em terra.
  • O Coração Agradece: a prática de exercícios na piscina ajuda a regular a frequência cardíaca. Além disso, exercícios físicos regulares no geral ajudam a prevenir problemas cardíacos e outras doenças agravadas pelo sedentarismo.
  • Emagrecimento: uma hora de hidroginástica pode queimar entre 450 a 700 calorias, a depender do tipo de exercício realizado na água. Graças à flutuação proporcionada pela água, a sensação de cansaço é muito menor do que a sentida em uma esteira, por exemplo.
  • Gestação: é comum que gestantes interrompam qualquer prática de exercício físico durante essa fase da vida por medo de prejudicar o bebê. Isso leva ao agravamento de dores (como a dor nas costas) e ao ganho excessivo de peso. Um dos maiores benefícios da hidroginástica é justamente ajudar as gestantes. Por ser um exercício leve, a hidroginástica é ideal para gestantes se manterem ativas, ajuda na melhora da circulação do sangue e ainda proporciona bem-estar e alívio às dores.

Hidroginástica na Master Sports

Agora que você sabe para que serve a hidroginástica, está na hora de desfrutar todos os benefícios da modalidade na água e cuidar de sua saúde. A Master Sports é uma academia de natação com professores qualificados e uma piscina altamente equipada para proporcionar bem-estar e qualidade de vida em todas as idades. Entre em contato e saiba mais sobre os nossos serviços.

Marlon

Postagens recentes

Conheça a História da Natação no Brasil

A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…

4 anos atrás

Como Funcionam os Acessórios Para Hidroginástica

Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…

4 anos atrás

Como funciona o Tratamento de Piscina Com Ozônio

Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…

4 anos atrás

Conheça a História da Natação no Brasil

A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…

4 anos atrás

Como Funcionam os Acessórios Para Hidroginástica

Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…

4 anos atrás

Como funciona o Tratamento de Piscina Com Ozônio

Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…

4 anos atrás