Categorias: Dicas

Conheça os Benefícios da Natação Para Homens

5 / 5 ( 1 vote )

 

Quando a maioria dos homens decide incluir a prática de exercícios físicos em suas rotinas, eles geralmente optam pelas academias. A musculação, embora importante e eficiente, acaba não fidelizando muitos dos homens que começam a fazer os exercícios. Os principais motivos são a monotonia dos treinos e o desgaste excessivo do corpo. Nesse sentido, a natação pode ser uma alternativa interessante e igualmente impactante do ponto de vista do trabalho de fortalecimento e tonificação corporal.

As aulas de natação acontecem com professores especializados e geralmente são realizadas três vezes por semana, em sessões de cerca de uma hora (embora a frequência possa ser maior ou menor dependendo do aluno). A maioria das escolas e academias que oferecem o serviço contam com horários flexíveis e piscina aquecida para os dias mais frios, o que permite aulas o ano inteiro.

Benefícios Das Aulas de Natação Para os Homens

Muitos homens têm receio de começar as aulas por causa da exposição do corpo em trajes de banho. Mas esse medo tende a sumir rapidamente, especialmente após eles perceberem que pessoas com todos os tipos de corpos frequentam as aulas. Além disso, à medida que a natação for surtindo efeito no corpo, o homem tende a se sentir mais confiante e a timidez inicial vai desaparecendo. Mas além da autoestima, você sabe quais são os principais benefícios da natação para homens? Veja:

  • Impacto Reduzido: a pressão da água alivia o impacto dos exercícios, cansando menos e não comprometendo articulações e ossos. Esse é um dos principais motivos pelos quais a natação é bastante indicada para idosos e pessoas que estão se recuperando de lesões.
  • Musculatura: uma hora de aula pode queimar entre 600 e 700 calorias. Para aqueles que desejam emagrecer, é um exercício de alto impacto. Para os que desejam tonificar os músculos, os resultados aparecem mais rapidamente do que na musculação de academia. Tudo dependerá dos tipos de exercícios, da intensidade e da frequência semanal, tópicos que serão definidos com o auxílio do professor.
  • Postura e Coordenação: a natação proporciona ao praticante um melhor conhecimento da capacidade do próprio corpo. Para realizar os exercícios, o aluno precisará se atentar à postura e aos aos movimentos corretos, o que impactará em sua vida fora da piscina, melhorando sua coordenação motora.
  • Respiração: um dos principais benefícios da natação para homens é a melhora considerável na respiração. Durante a prática, o aluno precisará aprender a respirar corretamente. Além disso, a pressão da água no diafragma faz a pessoa forçar mais o ato de respirar, o que melhorará a frequência. Por fim, a umidade da piscina combinada ao ato de aprender a respirar corretamente são benéficos para quem sofre de problemas respiratórios como a asma, por exemplo.
  • Qualidade de Vida: nadar, assim como a realização de outros exercícios, libera substâncias que dão a sensação de bem-estar. Dentre os benefícios da natação para homens no que diz respeito ao bem-estar estão: ajuda a combater o estresse, a ansiedade e ainda auxilia na promoção de um sono melhor.
  • Autoestima: a natação trabalha o corpo como um todo. É um dos exercícios mais completos que existem. Seja para perder peso, seja para definir os músculos, os resultados aparecem mais rapidamente do que em atividades realizadas em terra firme. A autoestima dos homens tende a se fortalecer à medida que ele vai notando os resultados tanto físicos quanto mentais da natação.

Natação Para Homens na Master Sports

Gostou de saber os benefícios da natação para homens? A Master Sports é uma escola de natação em Guarulhos que proporciona aulas de natação para todas as idades com muito conforto e segurança. Entre em contato e conheça nossos serviços.

Marlon

Postagens recentes

Conheça a História da Natação no Brasil

A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…

4 anos atrás

Como Funcionam os Acessórios Para Hidroginástica

Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…

4 anos atrás

Como funciona o Tratamento de Piscina Com Ozônio

Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…

4 anos atrás

Conheça a História da Natação no Brasil

A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…

4 anos atrás

Como Funcionam os Acessórios Para Hidroginástica

Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…

4 anos atrás

Como funciona o Tratamento de Piscina Com Ozônio

Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…

4 anos atrás