Categorias: Dicas

Como Escolher a Roupa de Natação

5 / 5 ( 1 vote )

 

Os trajes próprios para natação possibilitam o menor atrito durante as diversas modalidades de nado, de forma a auxiliar na movimentação dos praticantes do esporte.

Se você está entrando no universo das aulas de natação, provavelmente já se deparou com a infinidade de opções na hora de escolher o traje adequado. Muitas dúvidas surgem em relação aos modelos existentes e tipos de materiais.

Pensando nisso, preparamos umas dicas para te ajudar a escolher a roupa de natação mais adequada.

Aulas de Natação X Diversão

Cair na piscina em para se divertir não é o mesmo que fazer aulas dentro das raias. Por isso, a primeira coisa que você deve ter em mente é que biquínis, maiôs ou sungas usados em momentos de lazer não são adequados para a prática da natação.

Os trajes devem ser escolhidos para facilitar a aprendizagem e a prática. Eles interferem diretamente no seu conforto e no desempenho durante a movimentação.

Materiais Usados na Roupa de Natação

As roupas de natação foram confeccionadas para atender às necessidades básicas de alunos: melhorar o tempo de desempenho e promover conforto dentro da piscina.

Nesse cenário, trajes produzidos em poliamida (helanca) são indicados por serem compostos por materiais resistentes ao cloro. Além disso, são de baixo custo, o que é ideal para quem está começando a aprender o esporte.

Outro material utilizado na confecção de roupa de natação é a lycra. Essa fibra garante maior elasticidade e possui maior durabilidade. É indicada para quem pretende levar o esporte um pouco mais a sério.

Para quem deseja tornar a atividade física em competição, as roupas de poliéster são as mais adequadas. Esse material é por volta de 20 vezes mais resistente em comparação aos mencionados anteriormente.

Tipos de Trajes

A escolha maiôs ou sungas depende das necessidades de cada pessoa. Na hora de escolher, leve em consideração os modelos que ficam justos no corpo e que oferecem pouco atrito.

Não deixe de avaliar o custo-benefício. É importante que o material seja resistente à corrosão causada pelo cloro. Veja quais são as opções:

  • Sungas para Adultos – Um diferencial dessa roupa é o forro nas partes frontal e traseira. No mercado, existem modelos mais cavados ou estilo boxer.
  • Sungas Infantis– Além dos modelos tradicionais, você pode adquirir versões semelhantes ao short, de forma a deixar a criança mais segura e confortável.
  • Maiôs Para Adultos– Eles se diferem dos trajes usados para o lazer porque são mais fechados na frente, de forma a proporcionar segurança durante a movimentação. Além disso, eles são forrados e fornecem boa sustentação ao busto.
    Você pode encontrar modelos que sejam mais abertos ou fechados nas costas.
  • Macaquinhos– Os macaquinhos possuem o diferencial de serem mais fechados nas pernas e nas costas. Existem modelos que chegam até a parte inferior das coxas, ideal para a terceira idade por promover maior conforto e segurança na hora dos movimentos.
  • Sunquínis– São uma espécie de biquínis mais fechados e foram desenvolvidos para garantir maior aderência durante o nado. A parte de baixo se assemelha às sungas e a parte superior se parece com um top.
  • Maiôs Infantis– Roupas infantis para piscina devem ter modelagem simples, justa e fechada. O uso de cordões ou detalhes deve ser evitado para que a criança não prenda a roupa em ralos ou escadas.
  • Equipamentos de Segurança– A touca é um dos itens obrigatórios porque, além de proteger os cabelos do ressecamento causado pelo cloro, impede que você os prenda em ralos, raias ou escadas.

Os modelos em borracha são mais indicados para adultos, pois impede o contato direto dos cabelos com a água. Para as crianças, o ideal é apostar em tocas de pano porque elas proporcionam maior conforto.

Outro item obrigatório são os óculos porque garantem a segurança dos olhos. Prefira modelos confortáveis e que favoreçam a visão periférica.

Agora que você já tem conhecimento sobre qual roupa de natação escolher, não deixe de aproveitar as aulas da Master Sports, uma escola de natação que foi pensada em atender às suas necessidades e objetivos de forma singular.

Marlon

Postagens recentes

Conheça a História da Natação no Brasil

A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…

4 anos atrás

Como Funcionam os Acessórios Para Hidroginástica

Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…

4 anos atrás

Como funciona o Tratamento de Piscina Com Ozônio

Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…

4 anos atrás

Conheça a História da Natação no Brasil

A história da natação no Brasil começa em 1898, mas ela não foi criada por…

4 anos atrás

Como Funcionam os Acessórios Para Hidroginástica

Os acessórios para hidroginástica são fundamentais para tornar o exercício mais dinâmico, efetivo e divertido…

4 anos atrás

Como funciona o Tratamento de Piscina Com Ozônio

Existem diferentes formas de tratar a água de uma piscina, o mais conhecido é o…

4 anos atrás